Seguros de Cascos Aeronáuticos, ou seja, para danos à Aeronave, com as melhores seguradoras que operam neste ramo, inclusive com a Cobertura para AERONAVE RESERVA em caso de acidente. Desde aeronaves de menor porte, até jatos transcontinentais.
O seguro RETA (Responsabilidade do Explorador ou Transportador Aéreo) é um seguro obrigatório para toda e qualquer aeronave em território brasileiro, independente de sua utilização. Esta obrigatoriedade consta na lei 7565, de 12 de dezembro de 1986, do Código Brasileiro de Aeronáutica.
O objetivo do seguro é garantir o reembolso ao segurado em casos de acidentes, seja com passageiros, com tripulantes ou com pessoas e bens no solo, incluindo despesas médico-hospitalares, invalidez temporária e permanente e morte.
As coberturas do seguro RETA são divididas em 5 categorias.
Categorias
- Passageiros: acidentes a bordo da aeronave, durante o voo e manobras e no embarque e desembarque (desde que o transporte até os locais de embarque/desembarque seja feito fornecido pelo transportador aéreo
- Tripulantes: idem casos previstos para os passageiros
- Danos a pessoas e bens no solo: reembolso de despesas com remoção, armazenamento e proteção de remanescentes, bem como de honorário de peritos
- Colisão e abalroamento: idem acima
- Bagagens: reembolso de danos às bagagens, incluindo extravio
Também estarão cobertos pelo seguro possíveis lesões corporais resultante da tentativa de salvamento de pessoas e bens, desde que ligada diretamente a acidentes com a aeronave segurada. Em adicional ao seguro obrigatório, também é possível a contratação de coberturas complementares para garantir a segurança do patrimônio (aeronave), tais como guerra, sequestro e confisco; extensão do perímetro de cobertura; acidentes pessoas de passageiros e tripulantes; e permanência no solo, por exemplo.